Calão de mercado I

Da Thinkfn

Este é um Artigo dedicado ao Calão de mercado. Algumas das palavras são mais conhecidas, outras menos ...

Bid – Compra, Oferta de Compra (exemplo, “Tenho um BID para PT a 8.50”).

Bidar – Comprar, Estou a Comprar (exemplo, “Estou a Bidar PT a 8.50”).

Cobrir – Tanto pode significar o eliminar de uma posição (Cobrir uma posição Curta ou Longa),como o posicionar-se no sistema à frente de outras ofertas (colocar uma venda mais baixa ou uma compra mais elevada).

Cof / Cofre – Consulta das Ofertas no mercado, num determinado papel. (exemplo, “Como está o COF de PT ?”). Esta palavra vem do comando COF do Tradis, o antigo sistema de negociação da BVL, e ao longo do tempo tem degenerado, até nas salas de mercados, para “Cofre”.

Curto/Short – Ter uma posição tal que se o papel/derivado subir, perde-se dinheiro.

Enterrar – Vender acções com o Intuito de fazer as cotações baixarem. É relativamente raro, embora muitas pessoas pensem que é comum. Regra geral, a maior parte dos “enterros” são vendas legítimas por parte de vendedores com pouca paciência ou muito medo. Também pode acontecer o fenómeno de a parte final de uma venda ser feita de forma agressiva (quase o mesmo que enterrar), de forma a validar a totalidade da venda, ou seja, de forma a que o papel feche abaixo da média de venda.

Exposição – Adquirir exposição, equivale a Abrir uma Posição num determinado papel/derivado.

Longo – Ter uma posição num papel/derivado, de tal forma que se o mercado/papel/derivado subir, ganha-se dinheiro.

Papel – Acção/Obrigação, vem do tempo em que as acções ainda não estavam desmaterializadas, e como tal eram representadas por títulos físicos, em papel. Daí também a frase “Molho de OT’s” (Obrigações do Tesouro), e “Levar com um molho de OT’s na cabeça” ...

Par de Bandarilhas – Um negócio que se revela imediatamente mau. Existe toda uma mística à volta da Tourada, nas salas de mercados ...

Posição – Quando se passa a deter um activo financeiro (comprou e ficou longo, ou vendeu sem ter e ficou curto) que varie no mercado, tem-se uma “Posição”.

Puxar – Comprar acções apenas com o Intuito de fazer as cotações subirem. Vê-se muito nos pré-fechos. Alguns papeis estão sempre na linha da frente, nas puxas sistemáticas. Também pode acontecer o fenómeno de a parte final de uma compra ser feita de forma agressiva (quase o mesmo que puxar), de forma a validar a totalidade da compra, ou seja, de forma a que o papel feche acima da média de compra.

Shortar – Vender um papel que não se possui (logo, vendendo emprestado), no intuito de mais tarde o recomprar a níveis mais baixos, ficando com a diferença entre o produto da venda e o custo da compra. Note-se que se subir, perde-se, e pode-se perder muito.Alternativamente, pode também ser o Assumir de uma posição “Short” (Curta) num derivado (Futuro, Put, etc), de tal forma a que se ganhe com a queda.

Se se lembrarem de mais palavras que tenham ouvido e queiram saber o significado, escrevam-me, que eu faço outro artigo com todas as que me tiver esquecido.

Autor

Incognitus, em 23/8/2004

Comentários

Existe no fórum um tópico destinado a comentar este artigo.

Disclaimer

Este comentário é um artigo de opinião e nunca uma recomendação de compra ou venda. Alerta-se ainda que a compra ou venda é da responsabilidade do investidor bem como o lucro ou perda daí existente. O Autor pode ter, e provavelmente tem, posições nos títulos referidos neste artigo. Em caso de dúvidas, deverá o investidor procurar um intermediário financeiro, a Euronext, ou a CMVM.