Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: Queda da Europa  (Lida 60332 vezes)

Kin2010

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3989
    • Ver Perfil
Queda da Europa
« em: 2016-02-03 21:49:04 »
Dá-me ideia que, a médio prazo, a Europa vai de novo dar que falar pela negativa. E muito negativa.

O problema das dívidas soberanas não está resolvido. Tem que vir aí uma onda massiva de debt restructuring. Será quase impossível isso acontecer sem fazer os credores privados perderem uma parte. A Alemanha já sinalizou que deseja isso, e não que seja só o $$ dos contribuintes a pagar os problemas. A intervenção do BCE tem limites maiores que a da Fed, pois não temos cá uma federação.

O Sul da Europa está estagnado, numa situação de depressão, e não há qq sinal de que isso mude a médio prazo. Basta mais um problema internacional, guerra, commodities a subirem de novo, etc, e o Sul fica mto afectado -- e a caminhar para a falência.

A Itália pode ser uma candidata a sair do euro, não é só a Grécia e Portugal.

E os países do Sul estão a ficar crescentemente ingovernáveis com este desvio para a esquerda idiota -- Syriza, Costa e companhia. Agora vai ser em Espanha também.

No UK, vai haver referendo talvez este ano. Embora as elites estejam na sua maioria a favor da manutenção, o povo não está. Vê-se isso nos comentários online. O referendo vai ser renhidíssimo. E os meses antes dele vão fazer cair os mercados. Importante é realizar que se o UK sair, provavelmente a UE não sobrevive. Há uma reacção em cadeia, com alguns países do Norte a seguirem-lhe o exemplo.

Na realidade, em Davos já vários dirigentes falaram que uma saída do UK poderia ser fatal para a UE e precipitar o desmoronamento desta em meses (um ministro francês disse-o).

Há ainda a possibilidade de alguns países do Norte, também aflitos, como a Finlândia ou Holanda, expressarem que querem sair do euro afinal. Há fortes argumentos para defender que as crises neles também se devem em parte ao euro, não é só no Sul.

E já nem falo do desastre dos refugiados e de Schengen, que está a colocar os europeus uns contra os outros. Alguns países de leste estão pura e simplesmente a não seguir o que vem nos tratados europeus. Já ninguém se rala com ameaças de Bruxelas.

Os sinais de desintegração acumulam-se. Bastará alguém chegar-se à frente com uma declaração pública, por ex, e o castelo de cartas começa a desmoronar-se. Além disso isso poderá ser desordenado, e mais rápido do que se pensa.

Estou a falar de algo com potencial para colocar os mercados bolsistas de joelhos, e não só os europeus. Não como 2008, mas sim bastante pior. Até porque as valorizações das acções estão um bocado esticadas.

Os problemas da China e outros até parecem pequenos comparados com isto.

Por tudo isto, acho que uma série de tópicos podem voltar a ser actuais. Um deles é como proteger o nosso $$ em contas bancárias. Não estou convencido pela regra dos 100k. Melhor uns 50k, os dirigentes podem alterar essa regra a todo o momento. Lembremos, de qq maneira, que parece haver intenção de fazer os depositantes perder em caso de falências bancárias.

Mas os depositantes poderão perder quase tudo, mesmo sem falência bancária, se um país falido sair do euro, como pode acontecer.

A Alemanha sinalizou que não quer mutualizações de dívidas. E os povos europeus sinalizaram que não querem mais integração. E o cameron está agora a formalizar isso, um stop à integração. Como é que uma união monetária se aguenta nestas condições.

Por tudo isto, um short a acções europeias, principalmente bancos, principalmente da Europa do Sul, pode ser adequado. Nem que seja para fazer um hedging do resto da carteira.

Outras coisas que podem vir a ser rentáveis são o ouro e o franco suiço. Vão voltar a chover capitais sobre a Suiça.

Mas tudo isto que aqui escrevi é só para iniciar o debate. Não faço a mínima ideia dos timings para estas coisas todas. Não sei se algum destes problemas rebenta em 2 meses, 6 meses, 2 anos, ou 5 anos. Mas que um ou vários vão rebentar, isso vão. O prémio potencial é muito grande. Nem que seja o prémio de não perder demasiado.



JoaoAP

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4778
    • Ver Perfil
Re: Queda da Europa
« Responder #1 em: 2016-02-03 22:00:50 »
Concordo com quase tudo. Bem visto! Arrisco o começo para 2017-2020.

Não concordo com o Franco Suiço. A Suiça além de ter estado ligada ao euro, e depois sair e agora até descer, a UE tem-se esforçado... por obrigar a Suiça a certos acordos. Para além de já não ser seguro ter dinheiro lá.
Há vários acordos entre os dois que me levam a não confiar na Suiça. É um questão de pesquisa que se encontram rapidamente vários acordos!

O país que possa ser seguro é o US e seja o $ e no bolso ou no outro lado do atlântico!!
O ouro, ainda tenho dúvidas se não confiscarão ou arranjar forma de saber quem tem e não tem. Parece que a França já controla isto.
---------
Para além de muitos acordos, temos um acordo recente, somente para justificar um pouco o perigo da Suiça:
Citar
Terça-feira, 27 de Outubro de 2015 - Estrasburgo   Edição provisória
Acordo entre a União Europeia e a Suíça sobre a troca automática de informações sobre contas financeiras *   
   P8_TA-PROV(2015)0361      A8-0271/2015

  Resolução legislativa do Parlamento Europeu, de 27 de outubro de 2015, sobre o projeto de decisão do Conselho relativa à celebração, em nome da União Europeia, do Protocolo de Alteração do Acordo entre a Comunidade Europeia e a Confederação Suíça que prevê medidas equivalentes às previstas na Diretiva 2003/48/CE do Conselho relativa à tributação dos rendimentos da poupança sob a forma de juros (08266/1/2015 – C8-0169/2015 – 2015/0076(NLE)) (Consulta)
E existem e virão outros acordos. Ou então mandam tudo às favas e torna-se a Suiça antiga, o que duvido muito!
« Última modificação: 2016-02-03 22:12:51 por JoaoAP »

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 12939
    • Ver Perfil
Re: Queda da Europa
« Responder #2 em: 2016-02-03 22:16:48 »
se europa rebentar eles ficam como Suiça do antigamente.

se europa ficar mais forte.. tem fazer acordos..porque nao da ficar sozinho rodiado por  todos lados pela UE

isto parece  e estao preparar para confiscar ainda mais a classe media... controlar contas particulares...o ouro dos particulares..os movimentos dos cartoes e as notas de 500 euros  dos particulares....http://www.tvi24.iol.pt/economia/bce/nota-de-500-investigada-por-suspeita-de-ligacao-ao-terrorismo
« Última modificação: 2016-02-03 23:07:07 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

gaia

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1970
    • Ver Perfil
Re: Queda da Europa
« Responder #3 em: 2016-02-03 22:27:11 »
Geralmente o mais evidente , não acontece a curto prazo, mas longo prazo.

Existem forças invisíveis , com muita força nesta europa ,e que criaram esta comunidade. Qual é agenda para o futuro, será que perderam o control ....???

O destino europa está desde o século XVIII , nas mãos de sociedades secretas, e em que se degladiam.

A franco- mações foram surpreendidos , pela revolução francesa...

Marquês La Fayette disse uma vez - " Foi preciso muito dinheiro para se fazer esta revolução ". Quem financiou ?

No início do século XX surge a sociedade de Thule, que dará origem ao Nazismo.

Algo esta em movimento, tudo pode acontecer ,a europa já não é um porto seguro.

As fronteiras calvinista e católica , continuam a existir , depois das guerras religiosas do século XVI.

Se a Inglaterra sair da CEE, Portugal vai ter que sair posteriormente, é o seu mais fiel aliado , e parceiro estratégico secular.
Esta aliança tática com a Alemanha a potencia continental é contranatura .

Na guerra de sucessão de Espanha , inicialmente Portugal toma partido do pretendente françês , mas como o seu aliado toma partido do austriaco , teve que mudar rapidamente de lado.... :D


gaia

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1970
    • Ver Perfil
Re: Queda da Europa
« Responder #4 em: 2016-02-03 22:32:23 »
Para uma pequena elite perpetuar o seu poder , a classe média vai continuar a perder muito dinheiro.

Revoluções , esta europa hedonista , não tem estômago , nem a sua juventude , que só quer estar no facebook todo o dia ... ;D
« Última modificação: 2016-02-03 22:46:59 por gaia »

D. Antunes

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5282
    • Ver Perfil
Re: Queda da Europa
« Responder #5 em: 2016-02-04 00:11:34 »
Eu considero que o referendo no UK poderá ser um problema de média dimensão se as sondagens apontarem para um resultado renhido. Mas penso que é mais provável o UK continuar na UE.

Durante 2 ou 3 anos, é possível que a Europa cresça moderadamente, com o BCE a ajudar e o petróleo barato. O problema será a próxima recessão. Vários países estão muito fragilizados e poderá ser péssima para eles (Portugal na linha da frente, claro). Uma reestruturação da dívida será então quase certa.
“Price is what you pay. Value is what you get.”
“In the short run the market is a voting machine. In the long run, it’s a weighting machine."
Warren Buffett

“O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm."
René Descartes

Kin2010

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3989
    • Ver Perfil
Re: Queda da Europa
« Responder #6 em: 2016-02-04 04:17:33 »
Eu considero que o referendo no UK poderá ser um problema de média dimensão se as sondagens apontarem para um resultado renhido. Mas penso que é mais provável o UK continuar na UE.

Durante 2 ou 3 anos, é possível que a Europa cresça moderadamente, com o BCE a ajudar e o petróleo barato. O problema será a próxima recessão. Vários países estão muito fragilizados e poderá ser péssima para eles (Portugal na linha da frente, claro). Uma reestruturação da dívida será então quase certa.

Mas mesmo que no referendo do UK ganhe o sim à UE, vai ser renhido, e a dúvida vai arrastar-se por meses. Isso poderá afectar bastante os mercados. E quanto ao petróleo barato, não é para durar muito, provavelmente, já que imensos poços estão a ser fechados.

Notar também as fraquezas das economias europeias apesar do petróleo barato as beneficiar tanto.

pedferre

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2598
    • Ver Perfil
Re: Queda da Europa
« Responder #7 em: 2016-02-04 10:49:38 »
A inglaterra sempre teve com um pé fora da UE e outro dentro, tem a sua moeda e o seu sentido de independência histórica, nunca se iam subjugar aos interesses da Alemanha e seus associados. :)

Pip-Boy

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1245
    • Ver Perfil
Re: Queda da Europa
« Responder #8 em: 2016-02-04 11:14:17 »
Para a UE só interessa o que Alemanha e Franca decidam, o UK está sempre á parte e os restantes nao sao relevantes.
Enquanto a Alemanha sentir que a UE serve para expiar as culpas da WW2 e a Franca obter benefício económico do seu peso político, a UE segue em frente.


The ultimate result of shielding men from the effects of folly, is to fill the world with fools.

pedferre

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2598
    • Ver Perfil
Re: Queda da Europa
« Responder #9 em: 2016-02-04 11:33:20 »
A UE serve financiaramente a Alemanha também, uma vez que é  mais exportador para os paises da UE do que importador destes.

Deus Menor

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1972
    • Ver Perfil
Re: Queda da Europa
« Responder #10 em: 2016-02-04 12:01:30 »

O crédito foi o grande cavalo de troia para dominar a Europa:

- pessoas e Governos "entalados em crédito" são facilmente domináveis

A única saída : inflação, tudo o resto são conjeturas que podem correr bem ou não.

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re: Queda da Europa
« Responder #11 em: 2016-02-04 12:30:32 »
A UE serve financiaramente a Alemanha também, uma vez que é  mais exportador para os paises da UE do que importador destes.

Seria-o na mesma, mesmo sem UE. Isso só traduz a necessidade dos outros também produzirem coisas que interessem aos Alemães.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 12939
    • Ver Perfil
Re: Queda da Europa
« Responder #12 em: 2016-02-04 14:01:36 »
As geraçoes mais velhas so olham para o positivo na UE ...

o maior de todos  e  alemanha e frança nao andarem a porrada durante estes anos todos  ;D
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Pip-Boy

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1245
    • Ver Perfil
Re: Queda da Europa
« Responder #13 em: 2016-02-04 14:40:37 »
A UE serve financiaramente a Alemanha também, uma vez que é  mais exportador para os paises da UE do que importador destes.

Seria-o na mesma, mesmo sem UE. Isso só traduz a necessidade dos outros também produzirem coisas que interessem aos Alemães.

Exacto, incomparável com a situação da França, com divida a caminho dos 100% do pib, deficit a rondar os 4% e desemprego acima dos 10%.
A França só se aguenta ao nível que está pendurada na UE, e com as suas excepções a nível de nao corrigir deficit, ajudas excessivas na PAC, ajuda a empresas como Peugeot, etc. No dia que a UE caísse a França afundava-se
The ultimate result of shielding men from the effects of folly, is to fill the world with fools.

pedferre

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2598
    • Ver Perfil
Re: Queda da Europa
« Responder #14 em: 2016-02-04 14:44:09 »
A UE serve financiaramente a Alemanha também, uma vez que é  mais exportador para os paises da UE do que importador destes.

Seria-o na mesma, mesmo sem UE. Isso só traduz a necessidade dos outros também produzirem coisas que interessem aos Alemães.

Exacto, incomparável com a situação da França, com divida a caminho dos 100% do pib, deficit a rondar os 4% e desemprego acima dos 10%.
A França só se aguenta ao nível que está pendurada na UE, e com as suas excepções a nível de nao corrigir deficit, ajudas excessivas na PAC, ajuda a empresas como Peugeot, etc. No dia que a UE caísse a França afundava-se
Mas se não houvesse UE, nós podiamos meter os impostos de importação sobre os produtos estrangeiros como o Brasil faz, e isso poderia dificultar as importações da Alemanha, China, etc.

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 12939
    • Ver Perfil
Re: Queda da Europa
« Responder #15 em: 2016-02-04 15:00:21 »
A UE tambem era forma competir com poderio Americano.

Desde a segunda guerra europa deixou  ser lider mundial

Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Kin2010

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3989
    • Ver Perfil
Re: Queda da Europa
« Responder #16 em: 2016-02-04 19:02:54 »
Isto que eu escrevi acima parecem-me argumentos que garantem que uma grande crise europeia voltará a instalar-se. Mas não faço ideia dos timings disso, não tenho jeito para timings. Por isso é que pedia os contributos dos foristas para tentar determinar estes, e em que instrumentos apostar, e que sinais seguir.

eagle51

  • Ordem dos Especialistas.
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1922
    • Ver Perfil
Re: Queda da Europa
« Responder #17 em: 2016-02-04 22:32:09 »
A UE serve financiaramente a Alemanha também, uma vez que é  mais exportador para os paises da UE do que importador destes.

Seria-o na mesma, mesmo sem UE. Isso só traduz a necessidade dos outros também produzirem coisas que interessem aos Alemães.

Exacto, incomparável com a situação da França, com divida a caminho dos 100% do pib, deficit a rondar os 4% e desemprego acima dos 10%.
A França só se aguenta ao nível que está pendurada na UE, e com as suas excepções a nível de nao corrigir deficit, ajudas excessivas na PAC, ajuda a empresas como Peugeot, etc. No dia que a UE caísse a França afundava-se
Mas se não houvesse UE, nós podiamos meter os impostos de importação sobre os produtos estrangeiros como o Brasil faz, e isso poderia dificultar as importações da Alemanha, China, etc.

E teriamos um custo de produtos que não se fabricam em Portugal simplesmente proibitivo tal como acontece no Brasil. Protecionismo não pode ser a solução.  Quanto muito uma ferramenta temporária mas até Portugal se transformar num País produtor e industrializado. Como isso é improvável de acontecer, o protecionismo iria apenas dificultar a vida a quem quer comprar algo que tem de ser importado.

Pip-Boy

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1245
    • Ver Perfil
Re: Queda da Europa
« Responder #18 em: 2016-02-05 09:39:28 »
Isto que eu escrevi acima parecem-me argumentos que garantem que uma grande crise europeia voltará a instalar-se. Mas não faço ideia dos timings disso, não tenho jeito para timings. Por isso é que pedia os contributos dos foristas para tentar determinar estes, e em que instrumentos apostar, e que sinais seguir.

Um timing alargado de instabilidade será entre o verão de 2016 e 2017, onde se inclui o referendo no UK (possivelmente em Junho 2016), chegada de mais refugiados/migrantes com o fim do inverno e eleições presidencias em França (Abril/Maio 2017) e Alemanha (Setembro 2017).
The ultimate result of shielding men from the effects of folly, is to fill the world with fools.

JoaoAP

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4778
    • Ver Perfil
Re: Queda da Europa
« Responder #19 em: 2016-02-05 11:31:56 »
Citar
Now the German government is joining the rest of the crowd and preparing to move electronic. They will look at introducing a limit of €5,000 euros on any cash transaction to combat money laundering and financing terrorism. For thousands of years, no such limits on cash ever existed. The definition of money laundering is now simply hiding money from the government that they want.

Deputy Finance Minister, Michael Meister, said “the risk of terror financing and…the problem of how to clear up money-laundering offenses properly” necessitates the total collapse of freedom in a pretend free society.

Citar
Germany Unveils "Cash Controls" Push: Ban Transactions Over €5,000, €500 Euro Note
...
 the Social Democrats - the junior partner in Angela Merkel’s coalition government - have proposed a €5,000 limit on cash transactions and the elimination of the €500 note. ...
zerohedge

passo a passo... lá vamos nó para aquilo que escrevi lá em cima.