Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: TAP - Tópico principal  (Lida 127503 vezes)

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #60 em: 2014-07-28 08:39:26 »
Citar
O perigo de voar na TAP


Clara Ferreira Alves . Expresso, 19 de Julho de 2014
 

Se um avião da TAP cair será uma catástrofe imputada a este governo


  A TAP deixou de ser uma companhia segura. Não se trata de um palpite. Ou do episódio da explosão de um reator sobre Lisboa. Tenho a certeza que só o sangue-frio e perícia dos pilotos evitaram um desfecho mortal. Nos últimos meses, as avarias técnicas, aterragens de emergência, atrasos, vieram denunciar o que é claro: o governo falhou redondamente a gestão política da TAP.

Há anos que se fala na privatização da companhia, desejável se feita em condições de transparência e competência. A TAP é uma companhia descapitalizada, com intuitos monopolistas que não são servidos por uma frota decente ou capital para a comprar. É uma companhia cara. E é uma companhia que perdeu pilotos, pessoal de bordo e técnicos para companhias melhores e mais ricas, que oferecem menos incerteza e ameaças de cortes. A hemorragia afeta o serviço e a TAP enfrenta ainda problemas de manutenção técnica e de escassez de aviões. A última vez que voei na TAP o voo de ida atrasou cinco horas e o da volta atrasou cinco, seis, quase sete horas. Na ida, o avião vinha do Brasil, atrasado. Na volta, vinha de Angola, atrasado. Não há aviões suficientes, disse-me o pessoal de terra. A simpatia e competência do pessoal de bordo e dos pilotos que restam não compensam as falhas técnicas e políticas do dossiê TAP. No Expresso, li a semana passada que a TAP está à espera de aviões da Jazeera Airways, da TAM (obsoletos A340, neste momento em manutenção) e da Air India. A TAP está a tornar-se uma companhia de Terceiro Mundo, com destinos africanos incompreensíveis exceto por imposição política, como a Guiné Equatorial (membro da CPLP e salvadora do Banif) e o Mali (pensa-se que exista um enorme afluxo de passageiros portugueses para Bamako). Além de ser uma companhia africana, com aviões em segunda mão, a TAP nunca cuidou dos destinos asiáticos, estrategicamente mais interessantes, e o Presidente da República foi à China pela Emirates. Inaugurámos com pompa e circunstância o aeroporto de Macau, antes da entrega de 99, anunciando que Macau serviria as rotas da TAP para a China e o Oriente. Como se sabe, Hong-Kong construiu um aeroporto maior e melhor e a TAP deixou de voar para Macau, que se tornou um aeroporto secundário. O Brasil e Angola tornaram-se a missão da TAP, mas é uma missão mal cumprida. Os aviões são pequenos e poucos e os preços são ridículos. Para voar de um continente para outro, há muito que deixei de usar a TAP. Para a Europa, uso em último recurso.

Os cancelamentos e atrasos de voos têm atingido recordes nos últimos meses. O silêncio da administração sobre estes problemas é revelador. O dossiê TAP, tal como o dossiê RTP (outro problema bicudo e adiado) foram entregues a essa sumidade da estratégia pessoal e da negociata chamada Miguel Relvas. No caso da TAP, com a assessoria preciosa do advogado António Arnaut-Goldman-Sachs e do BES, duas fontes de credibilidade. A possível venda a esse homem de negócios “extraordinaire” chamado Efromovitch, senhor de trinta passaportes, e a inclusão de uma companhia aérea europeia na carteira de investimentos do dono de uma companhia de quarta ordem no Brasil, a pré-colombiana Avianca, só não foi avante, diz-se, porque o governo recuou na 25ª hora. Diz-se também que por ordem direta de Dilma Rousseff, que recusou dar o OK antes de analisar o negócio. Intermediário? O doutor Relvas. Efromovitch, que gastou milhares de euros em operações de marketing (incluindo a viagem de um grupo de jornalistas ao Brasil, para aferir a excelência do negócio para Portugal) ficou de mãos a abanar, embora continue a rondar a TAP como um abutre. A TAP, descapitalizada dia a dia, faz o que pode mas não tem a solução política que lhe permita livrar-se destes sarilhos. Entretanto, companhias sérias como a Emirates, a Lufthansa e outras, deixaram de mostrar interesse na TAP. O pessoal da TAP queixou-se da falta de transparência do processo de privatização. Houve greves desconvocadas. Muitos foram embora.

Um cavalheiro americano com quem falei num voo da TAP de Nova Iorque para Lisboa, especialista de aeronáutica e dono de empresas internacionais do sector, gabou o esforço de Fernando Pinto na penúria, e acrescentou que os pilotos portugueses são dos melhores do mundo mas que a companhia precisa urgentemente de injeção de capital. De ser reestruturada. Mesmo que o aeroporto que não chegámos a construir impeça a TAP de ter uma frota de superaviões para o Brasil e Angola, os A380 e os Boeing 787 Dreamliner, deve adquirir aviões novos que voem em condições e não deixem cair peças de reatores a arder sobre a cidade de Lisboa. Se um avião da TAP cair será uma catástrofe imputada a este governo, e será o fim da TAP, como a queda de um velho Boeing de Nova Iorque para Paris foi o fim da TWA. A decadência da TAP é um espelho dos erros de gestão dos governos de Portugal.


« Última modificação: 2014-07-28 08:39:55 por Batman »

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #61 em: 2014-07-28 13:25:17 »
O que é que a Clara Ferreira Alves está a sugerir? Que todos aqueles que não viajam na TAP se cheguem à frente e paguem uma transportadora em condições, é? Porque é o que parece.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #62 em: 2014-07-28 14:01:31 »
Será que o gajo consegue dizer isto sem se rir ?
“A TAP está cada vez melhor”, diz Fernando Pinto

Eu gostava de saber é quando é que vendemos oferecemos a TAP a quem a queira levar.

Kin2010

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3989
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #63 em: 2014-07-28 20:29:40 »
Eu fazia vários vôos na TAP por ano e agora vou seguir o conselho da Clara: nunca mais nos tempos mais próximos. Assim como está não.

kitano

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8677
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #64 em: 2014-07-28 21:52:09 »
Os pilotos da tap descobriram a pólvora. Fazem greve e enterram ainda mais a companhia...assim nunca será privatizada e as suas regalias estão garantidas.
"Como seria viver a vida que realmente quero?"

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #65 em: 2014-08-02 17:58:42 »
Mais uma razão para despachar aquilo. Além disso se der lucro em mãos privadas sempre se cobra qualquer coisa de IRC.

Citar
Fernando Pinto culpa o Governo pelos atrasos nos voos
2/8/2014, 9:53

Presidente da TAP diz que foi o atraso na definição do OE que prejudicou a contratação de pilotos -- causa dos atrasos nos voos da companhia. Em um mês, TAP pagou 400 mil euros de indemnizações.

O presidente da TAP, Fernando Pinto, diz que foi “todo aquele processo do Orçamento do Estado e aprovações” que “demorou mais tempo do que se esperava, que prejudicou a contratação de pilotos, processo que culminou com vários atrasos nos voos da companhia.

Numa entrevista ao Expresso, Fernando Pinto admite que o Executivo “apoiou a TAP, no sentido de dar velocidade às admissões. Mas é um processo que demora tempo, tem várias etapas, aprovação das Finanças, e tal”. E acrescenta: “Vivemos o tempo todo no fio da navalha”.

Mas também o processo de formação demorou tempo não previsto. E juntando isso às 11 novas rotas abertas pela TAP, ao início da época alta e ao atraso na chegada dos novos aviões, a situação tornou-se mais complicada de gerir. “Vendo esta fragilidade, e em cima disso tudo, o sindicato dos pilotos lançou uma greve de zelo”, queixa-se. O aluguer de aviões não chegou para compensar: “A bola de neve já vinha de trás”, acrescenta ainda o presidente da companhia.

E não terá sido o aumento das rotas um passo demasiado grande? “Nós ou crescemos ou desaparecemos”, diz Fernando Pinto. “A TAP está a crescer, graças a Deus”.

Neste processo, em menos de um mês, a TAP pagou cerca de 400 mil euros em indemnizações por atrasos e adiamento de voos — uma situação que garante já ter sido normalizada.

Quanto à greve convocada pelos pilotos, Fernando Pinto diz passar “20%” do seu tempo a negociar com os sindicatos.

 http://observador.pt/2014/08/02/fernando-pinto-culpa-o-governo-pelos-atrasos-nos-voos/

Local

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 15946
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #66 em: 2014-08-29 10:22:36 »
Citar
ANA volta a aumentar taxas

Raquel Morão Lopes
29 Ago, 2014, 08:46 / atualizado em 29 Ago, 2014, 09:47

As taxas no aeroporto de Lisboa vão sofrer um novo aumento já a partir de dezembro. No Porto e em Faro sobem no início do próximo ano.

Este é o sétimo aumento desde que a empresa que gere os aeroportos portugueses foi privatizada, em 2012. Ao Diário Económico, a gestora aeroportuária justifica a decisão com o crescimento do tráfego de passageiros.

A subida em Lisboa está prevista para 1 de dezembro. Em janeiro as taxas deverão aumentar em Faro e no Porto. Nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, pelo contrário, descem algumas décimas.

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=763022&tm=6&layout=123&visual=61

Também quero um negócio assim. Por isso não é de admirar que as viagens pela Ryanair tenham aumentado tanto de preço.
“Our values are human rights, democracy and the rule of law, to which I see no alternative. This is why I am opposed to any ideology or any political movement that negates these values or which treads upon them once it has assumed power. In this regard there is no difference between Nazism, Fascism or Communism..”
Urmas Reinsalu

Kin2010

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3989
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #67 em: 2014-08-29 21:29:59 »
Hoje, mais um avião da TAP a ter uma avaria a caminho do Brasil e a ter que regressar à Portela.

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #68 em: 2014-09-02 14:15:43 »
Agora é quase uma rotina diária ir às notícias e ver se avariou mais algum avião da TAP
TAP: Mais um avião com problemas técnicos atrasa ligação Porto-Bruxelas

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #69 em: 2014-09-02 14:18:03 »
Bem, eu vou de férias amanhã e vou voar na TAP ...  :D
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #70 em: 2014-09-02 14:23:05 »
Estás praticamente ao nível dos que partiam nas caravelas sem saber se regressavam.  :D

Local

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 15946
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #71 em: 2014-09-02 14:25:56 »
pronto, ficas em terra. ;D
“Our values are human rights, democracy and the rule of law, to which I see no alternative. This is why I am opposed to any ideology or any political movement that negates these values or which treads upon them once it has assumed power. In this regard there is no difference between Nazism, Fascism or Communism..”
Urmas Reinsalu

sempre_em_alta

  • Ordem dos Especialistas
  • Sr. Member
  • *****
  • Mensagens: 428
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #72 em: 2014-09-02 14:39:34 »
não podemos apostar quando cai um avião??? eu acho que teria muito validade...

ao que a empresa chegou, enfim... aqui se vê a excelente gestão do brasileiro... para poupar uns guitos vai arruinar a empresa toda. começou a ver-se que a empresa andava com dificuldades de manutenção, pelo menos aparentemente, quando compraram uns aviões e no tempo previsto não estavam apostos... ou não tinham feito os testes...

esperemos que a companhia volte ao que era... sempre com grande prestigio tanto a nível nacional como internacional, mas por este caminho qualquer dia tem menos prestigiada que a tag, e.g.

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #73 em: 2014-09-02 14:50:05 »
ao que a empresa chegou, enfim... aqui se vê a excelente gestão do brasileiro... para poupar uns guitos vai arruinar a empresa toda. começou a ver-se que a empresa andava com dificuldades de manutenção, pelo menos aparentemente, quando compraram uns aviões e no tempo previsto não estavam apostos... ou não tinham feito os testes...

Antes de culpar o Pinto convém pensar que é nisto que dá quando quer uma empresa pública, inserida numa indústria competitiva, como se fosse o metro de Lisboa ou a EPAL que têm o monopólio.

Não estou a defender o Pinto, mas como é que é possível que uma companhia aérea esteja dependente do OE e de aprovações das finanças, por exemplo ?

Citar
O presidente da TAP, Fernando Pinto, diz que foi “todo aquele processo do Orçamento do Estado e aprovações” que “demorou mais tempo do que se esperava, que prejudicou a contratação de pilotos, processo que culminou com vários atrasos nos voos da companhia.
O presidente da TAP, Fernando Pinto, diz que foi “todo aquele processo do Orçamento do Estado e aprovações” que “demorou mais tempo do que se esperava, que prejudicou a contratação de pilotos, processo que culminou com vários atrasos nos voos da companhia.

Numa entrevista ao Expresso, Fernando Pinto admite que o Executivo “apoiou a TAP, no sentido de dar velocidade às admissões. Mas é um processo que demora tempo, tem várias etapas, aprovação das Finanças, e tal”. E acrescenta: “Vivemos o tempo todo no fio da navalha”.
http://observador.pt/2014/08/02/fernando-pinto-culpa-o-governo-pelos-atrasos-nos-voos/
« Última modificação: 2014-09-02 14:50:31 por Automek »

Tridion

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2928
    • Ver Perfil
    • Tridion.twitter.com
Re:TAP - tópico principal
« Responder #74 em: 2014-09-02 15:34:19 »
O maior problema da TAP é que o pessoal da manutenção está todo a ir para as companhias como a Emirates. Com os cortes sucessivos nos ordenados, as pessoas não pensam duas vezes e vão para companhias em que os ordenados são mais do dobro e fora as regalias.

Formar pessoas especializadas em manutenção aeronáutica não é barato e demora o seu tempo.

A indecisão relativamente à TAP está a destruí-la. Se não a privatizam e continuam a tratá-la como uma repartição de finanças, não vai sobrar grande coisa para vender e isso aí (só para variar) é má gestão do governo.
« Última modificação: 2014-09-02 15:34:49 por Tridion »
______________________________________
Bons Negócios
http://twitter.com/TridionTrader
http://theknownothinginvestor.com/

sempre_em_alta

  • Ordem dos Especialistas
  • Sr. Member
  • *****
  • Mensagens: 428
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #75 em: 2014-09-02 16:12:25 »
realmente não percebo qual o problema de privatizar a tap... toda a minha gente se insurgiu com a privatização da tap, mas "ninguém" se insurgiu com a privatização da ana... por acaso nós temos alguma companhia de marinha mercante a cargo do estado??? ent para quê ter uma companhia de aviação??? o que precisamos é de portos apelativos, com boas condições de mobilidade da mercadoria... assim como para o sector aéreo precisamos de aeroportos competitivos ao nível das taxas... a mim fez-me muita confusão a privatização da ana, e não me faria nenhuma a privatização da tap... obviamente que os franceses vao pegar nas elasticidades e calcular qual a taxa ideal para ter o maior retorno, não se vão preocupar se é baixa ou alta... há sectores que "não podem" dar lucro, e esses sectores estão associados ao sector das infraestruturas de transportes, como os portos e os aeroportos...

isto é tudo uma questão politica... a ana não é nada palpável, logo as pessoas naõ têm grande apego. agora a tap, aquelas coisas voadoras...

não sei se o pinto tem culpa, mas pelo que se houve falar, o problema(o maior problema) é a manutenção no brasil, e obviamente que isto é um acto de gestão...

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #76 em: 2014-09-02 16:53:29 »
Sim, privatizar a ANA é menos óbvio que privatizar a TAP, apesar de ser mais fácil.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

sempre_em_alta

  • Ordem dos Especialistas
  • Sr. Member
  • *****
  • Mensagens: 428
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #77 em: 2014-09-03 15:52:54 »
parece que estava a adivinhar!!!!

cá tá a bela da notícia http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/ryanair_a_politica_de_aumento_de_taxas_do_aeroporto_de_lisboa_esta_errada.html

aqui tá a nossa politica... quando a país tá a começar a atrair turismo, arranjamos forma de
"estragar tudo"...

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #78 em: 2014-09-03 23:00:31 »
Bem, o avião não caiu, foi até um vôo bastante calmo ...  :D
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re:TAP - tópico principal
« Responder #79 em: 2014-09-03 23:27:40 »
aluga um carro para o regresso  :D

e saiu a horas ? eu gosto é daquelas explicações de que o avião não saiu a horas porque chegou atrasado no voo anterior. mais vale não me dizerem nada.