Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: EDP (EDP) - Tópico principal  (Lida 30425 vezes)

Visitante

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3766
    • Ver Perfil
Re:EDP (EDP) - Tópico principal
« Responder #40 em: 2013-05-04 23:23:42 »
Citar
Pelo ultrage manifestado até parece que querias que a DECO e as pessoas que organizaram o leilão, publicitaram-no e envidaram os contactos necessários tabalhassem para aquecer.

O que critico é a forma como a DECO se faz pagar pelo serviço, não o pagamento do serviço em si.

John_Law

  • Ordem dos Especialistas
  • Sr. Member
  • *****
  • Mensagens: 466
    • Ver Perfil
Re:EDP (EDP) - Tópico principal
« Responder #41 em: 2013-05-04 23:44:50 »
Como mostrou o Visitante haveria um esquema totalmente transparente em alternativa a este. O facto de ser uma associação sem fins lucrativos não quer dizer que não haja quem consiga gerar lucro através dela. Eu se fosse associado gostaria que o processo tivesse sido diferente.

E não consigo perceber como é que alguém pode tirar conclusões sobre o mercado se afinal ninguém sabe quais eram as condições de entrada e licitação no leilão.

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re:EDP (EDP) - Tópico principal
« Responder #42 em: 2013-05-05 04:02:42 »
Eu daria razão ao Visitante se o leilão tivesse sido uma coisa estática no tempo, tipo proposta em carta fechada para ser aberta num determinado dia, o que não foi o caso. Este leilão envolvia uma negociação, logo era dinâmico. O que aliás faz sentido, na minha opinião, porque se alguém quisesse melhorar a proposta, baixando a comissão da DECO, só teria apresentar essa proposta (e pelos vistos isso aconteceu atendendo à descida das comissão pedida pela DECO).

Repare-se nas condições:
Citar
Como funciona o leilão de eletricidade?
Vamos convidar os fornecedores de eletricidade a oferecerem-nos a sua tarifa mais baixa. As empresas participantes aceitam que os termos dos seus contratos sejam revistos pela DECO. Só serão aceites os fornecedores que apresentem contratos sem cláusulas lesivas dos direitos dos consumidores nem penalização por cessação antecipada do contrato de fornecimento. Sempre defendemos uma sã concorrência entre empresas e não podemos compactuar com quem aplica penalizações à mudança de fornecedor. O acordo será feito com a(s) companhia(s) que apresentar(em) a melhor oferta. No dia 2 de maio, os fornecedores que decidirem aderir à iniciativa vão tentar ter a melhor proposta fazendo ofertas sucessivas tal como sucede em qualquer outro leilão até ficar decidido quem vence. Aqui ganha quem der a maior poupança aos consumidores. Todas as regras estão definidas à partida.

Em relação à comissão, as condições também eram conhecidas à partida, não só para associados DECO, como para não associados:
Citar
O que ganha a DECO neste leilão?
A DECO tem diversas iniciativas em curso no âmbito da liberalização dos mercados de energia, como sejam, a disponibilidade de simuladores para a escolha de melhores tarifas de eletricidade, sessões de informação em acordo com a ERSE, bem como disponibilização de diversos artigos na revista e no site sobre o assunto. O leilão é mais uma iniciativa para ajudar consumidores a aderirem ao mercado liberalizado nas melhores condições. A DECO, através da DECO PROTESTE, organiza o leilão. A DECO poderá vir a receber uma comissão por cada contrato assinado pelos consumidores junto do fornecedor que ganhar o leilão. Aos associados, será devolvido todo o montante respetivo recebido. A DECO apenas poderá vir a reter a parte respeitante aos contratos celebrados pelos consumidores que não forem nossos associados. Por sermos uma organização sem fins lucrativos, este montante servirá para cobrir os custos administrativos, de organização, de publicidade e de gestão da ação. Em suma, tudo o que permite a boa organização do leilão de eletricidade. Desta forma, a DECO garante os seus compromissos fundamentais: defender os interesses dos consumidores, permanecendo independente, sem receber subsídios do poder público, nem qualquer financiamento de empresas.

Arte_Sacra

  • Ordem dos Especialistas
  • Jr. Member
  • *****
  • Mensagens: 22
    • Ver Perfil
Re:EDP (EDP) - Tópico principal
« Responder #43 em: 2013-05-05 10:56:15 »
in http://www.deco.proteste.pt/casa/eletricidade-gas/noticia/deco-repoe-verdade-sobre-leilao-de-eletricidade

Citar
DECO repõe verdade sobre leilão de eletricidade
3 Maio 2013

A difusão persistente de informações totalmente falsas sobre o leilão de eletricidade promovido pela DECO leva a associação de defesa do consumidor a prestar esclarecimentos.

Os números vindos a público sobre a comissão a cobrar pela DECO à operadora vencedora do leilão, por cada contrato concretizado, são infundados, especulativos e assentam numa aritmética sem qualquer sustentação na realidade. Na verdade, o valor a receber por cada contrato nunca ultrapassará os 5 euros.
Em nenhuma circunstância esta comissão constituirá qualquer espécie de benefício ou de financiamento para a DECO, servindo apenas para responder aos custos que acarreta uma operação desta natureza e dimensão, a que aderiram 587.080 consumidores.
Este nível de adesão, com pleno conhecimento da existência de uma comissão de angariação, só sublinha que a mesma é considerada pelos consumidores como um contributo correto para os benefícios que retirarão de uma tarifa mais económica num serviço tão essencial como a eletricidade. Sem ela, o orçamento ordinário da DECO, custeado pelos seus associados, não chegaria para cobrir os custos.
Aos associados da DECO, cujo contributo permite, já de si, à associação de defesa do consumidor, ações como esta, de que todos beneficiam, será devolvida a verba da comissão correspondente à sua adesão ao novo contrato. Essa devolução será feita, em fatura, pela própria operadora vencedora do leilão.
A existência da comissão, a que alguma informação dá foros de revelação de última hora, foi divulgada publicamente pela DECO desde o início da operação. Os consumidores foram informados no próprio site do leilão, os jornalistas por e-mail e as operadoras de energia nas reuniões com a associação.
Para os associados da DECO, a informação sobre a comissão foi, ainda, divulgada num texto sobre o leilão de eletricidade publicado na edição de março da revista Proteste.
Tal como foi também previsto desde o início e divulgado pelos mesmos meios, a DECO apresentará no final da operação as contas relativas ao leilão de eletricidade.
Apesar da transparência com que toda esta operação foi e continuará a ser conduzida pela DECO, a associação de defesa do consumidor não estranha o surgimento de informação enganosa sobre a mesma. É sinal de que perturbou os interesses instalados no setor da energia, para quem o consumidor só existe para pagar, sem nunca beneficiar. Por isso mesmo, o leilão “Juntos pagamos menos” ficará na história da defesa do consumidor e da intervenção no mercado, sendo já hoje um caso de estudo na Europa.
O sucesso é um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão cair.
(Bill Gates)

John_Law

  • Ordem dos Especialistas
  • Sr. Member
  • *****
  • Mensagens: 466
    • Ver Perfil
Re:EDP (EDP) - Tópico principal
« Responder #44 em: 2013-05-05 14:57:42 »
Automek, aí não há informações concrectas sobre as condições. Segundo a notícia que o Arte_Sacra postou irão ser divulgadas; e mesmo sendo reveladas, isso não diz muito sobre o mercado. 

A DECO mesmo sendo uma associação sem fins lucrativos mantém o interesse corpotativo como qualquer empresa, como mostram discursos deste género:

Citar
(...) a associação de defesa do consumidor não estranha o surgimento de informação enganosa sobre a mesma. É sinal de que perturbou os interesses instalados no setor da energia, para quem o consumidor só existe para pagar, sem nunca beneficiar. Por isso mesmo, o leilão “Juntos pagamos menos” ficará na história da defesa do consumidor e da intervenção no mercado, sendo já hoje um caso de estudo na Europa.

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re:EDP (EDP) - Tópico principal
« Responder #45 em: 2013-05-06 00:31:33 »
Automek, aí não há informações concrectas sobre as condições.

Nem poderia haver John, uma vez que isto são as condições de adesão da pessoa ao leilão.

Ora, se a DECO ia tentar encontrar as melhores condições e estas resultariam de uma negociação, nem o preço, nem a comissão final, poderiam constar das condições iniciais.

Aquilo que a DECO fez (e bem na minha opinião) foi alertar que poderia haver uma comissão. Tudo o resto (comissão + preço final) iria resultar das sucessivas propostas efectuadas pelos operadores.

Eu continuo a achar que o processo foi bem conduzido (não obstante poder mudar de opinião se mais factos da negociação vierem a público).

A DECO mesmo sendo uma associação sem fins lucrativos mantém o interesse corpotativo como qualquer empresa, como mostram discursos deste género:
O braço empresarial da DECO (a EDIDECO) é uma empresa com fins lucrativos. Disso ninguém tem dúvidas e pode-se-á discutir a ética, a agressividade da comunicação, etc.

Mas o que está em causa neste processo, quanto a mim, não é isso mas sim a transparência do leilão. Eu apenas estou focado nesse ponto.

John_Law

  • Ordem dos Especialistas
  • Sr. Member
  • *****
  • Mensagens: 466
    • Ver Perfil
Re:EDP (EDP) - Tópico principal
« Responder #46 em: 2013-05-06 01:13:58 »
Certo. E eu estava só a dizer que seria difícil tirar alguma conclusão sobre o mercado sem saber quais foram/ou quais eram (não sabiam se tinham sido negociadas ou definidas à partida); mesmo com esses números revelados sinceramente não acho que haja alguma conclusão a tirar desta história.

aos_pouquinhos

  • Ordem dos Especialistas
  • Full Member
  • *****
  • Mensagens: 224
    • Ver Perfil
Re:EDP (EDP) - Tópico principal
« Responder #47 em: 2013-05-06 13:46:48 »
É engraçado verificar que quando a concertação acontece de forma encapotada, mas prejudicando os consumidores dificilmente alguem se queixa e todos comem e calam e no fim lá tem que pagar.

Quando pela primeira vez existe uma entidade, que representa determinado numero de consumidores QUE DE FORMA VOLUNTÁRIA se inscrevem num determinado leilão, para a obtenção de melhor preço para os seus interesses, neste caso o preço a pagar pela energia, e que mesmo sendo apresentado o preço final inferior POSSAM NÃO SE DECIDIR PELA ENDESA, aparecem umas virgens ofendidas e puristas a dizer mal sobre este processo...

Desculpem-me a franqueza, mas alguém vos obrigou a alguma coisa?
Quando não há mercado ninguém se queixa, quando há uma lufada de ar fresco para melhorar a concorrência, aparece sempre a questão da virgula.

Cumprimentos
A desordem é o melhor servidor da ordem estabelecida. (Jean-Paul Sartre)

Visitante

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3766
    • Ver Perfil
Re:EDP (EDP) - Tópico principal
« Responder #48 em: 2013-05-06 13:56:14 »
A DECO é contraditória porque diz "todas as regras estão definidas à partida." E depois mais à frente, ainda nas citações que o Automek aqui colocou, usa o tempo verbal errado  "A DECO poderá vir a receber [...].  A DECO apenas poderá vir a reter..." Isto está cheio de ambiguidades, não dá confiança. Estando definidas as regras à partida, os tempos verbais seriam "a DECO recebe", "a DECO retem".

Lembro mais uma vez que a minha única crítica tem que ver com a questão da comissão, quanto à questão da transparência das licitações do suposto leilão de 2 de maio não tenho nada a apontar. Caso ele tivesse existido claro está, coisa que não aconteceu. Com um participante não houve qualquer dinâmica no leilão.

As explicações da DECO que o Arte_Sacra aqui colocou não esclarecem a questão da comissão. Não se sabe ainda o valor exacto, e das explicações ressalta a dúvida se os 5 euros, devolvidos na factura, são pagos pela DECO ou pelo operador. São dúvidas legítimas que eventualmente poderão vir a ser esclarecidas na apresentação das contas do leilão, mas para quê criar tanta confusão, se tudo poderia ser resolvido de forma tão simples indicando um valor fixo da comissão?

A DECO queixa-se da contrainformação dos chamados interesses instalados, mas ela só surgiu por culpa exclusiva da DECO, por muito que isto possa custar a admitir. Diz que está a ser um 'case study' na Europa, sinceramente só entendo se for para não repetir a asneira cometida em Portugal.

aos_pouquinhos

  • Ordem dos Especialistas
  • Full Member
  • *****
  • Mensagens: 224
    • Ver Perfil
Re:EDP (EDP) - Tópico principal
« Responder #49 em: 2013-05-06 14:10:40 »
A DECO é contraditória porque diz "todas as regras estão definidas à partida." E depois mais à frente, ainda nas citações que o Automek aqui colocou, usa o tempo verbal errado  "A DECO poderá vir a receber [...].  A DECO apenas poderá vir a reter..." Isto está cheio de ambiguidades, não dá confiança. Estando definidas as regras à partida, os tempos verbais seriam "a DECO recebe", "a DECO retem".

Lembro mais uma vez que a minha única crítica tem que ver com a questão da comissão, quanto à questão da transparência das licitações do suposto leilão de 2 de maio não tenho nada a apontar. Caso ele tivesse existido claro está, coisa que não aconteceu. Com um participante não houve qualquer dinâmica no leilão.

As explicações da DECO que o Arte_Sacra aqui colocou não esclarecem a questão da comissão. Não se sabe ainda o valor exacto, e das explicações ressalta a dúvida se os 5 euros, devolvidos na factura, são pagos pela DECO ou pelo operador. São dúvidas legítimas que eventualmente poderão vir a ser esclarecidas na apresentação das contas do leilão, mas para quê criar tanta confusão, se tudo poderia ser resolvido de forma tão simples indicando um valor fixo da comissão?

A DECO queixa-se da contra informação dos chamados interesses instalados, mas ela só surgiu por culpa exclusiva da DECO, por muito que isto possa custar a admitir. Diz que está a ser um 'case study' na Europa, sinceramente só entendo se for para não repetir a asneira cometida em Portugal.

Desculpa Visitante, mas na minha opinião tão válida como a tua, continua-me a parecer que estás a pegar pela questão da vírgula.

É que ainda nem sequer ponderaS-te a questão do consumidor, estás o olhar unica e exclusivamente para os operadores. Repara da bondade deste assunto. Amanhã propõe-me uma poupança de 10 euros "E EU SOU LIVRE DE ESCOLHER ACEITAR OU RECUSAR".

Tu já viste bem o texto em vez de nos andar-mos a preocupar com a vírgula?

E sim, os interesses estão instalados há muitos anos em Portugal. Ou tens dúvidas?

Cumprimentos
« Última modificação: 2013-05-06 14:11:38 por aos_pouquinhos »
A desordem é o melhor servidor da ordem estabelecida. (Jean-Paul Sartre)

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re:EDP (EDP) - Tópico principal
« Responder #50 em: 2013-05-06 14:13:38 »
Com um participante não houve qualquer dinâmica no leilão.
Resta saber se esse participante quis interagir com a DECO...

mas para quê criar tanta confusão, se tudo poderia ser resolvido de forma tão simples indicando um valor fixo da comissão?
Eu acho que isso seria contra os interesses do consumidor. A comissão, tal como o preço, não podem estar definidos à partida. Têm de fazer parte do leilão (ou seja, das negociações sucessivas).

Visitante

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3766
    • Ver Perfil
Re:EDP (EDP) - Tópico principal
« Responder #51 em: 2013-05-06 16:25:50 »
Isto deve ter obedecido à aprovação de uma entidade qualquer, da concorrêcia ou outra, por isso deve haver um documento em que essa autoridade se baseou para emitir a autorização. Seria interessante ver esse documento.

John_Law

  • Ordem dos Especialistas
  • Sr. Member
  • *****
  • Mensagens: 466
    • Ver Perfil
Re:EDP (EDP) - Tópico principal
« Responder #52 em: 2013-05-06 16:27:23 »
mas para quê criar tanta confusão, se tudo poderia ser resolvido de forma tão simples indicando um valor fixo da comissão?
Eu acho que isso seria contra os interesses do consumidor. A comissão, tal como o preço, não podem estar definidos à partida. Têm de fazer parte do leilão (ou seja, das negociações sucessivas).

Se a comissão era só para cobrir os custos com o leilão, não percebo porque não podia ser fixa.

Luso11

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1300
    • Ver Perfil
Re:EDP (EDP) - Tópico principal
« Responder #53 em: 2013-05-07 22:27:44 »

Portugal é actualmente um país com produção excedêntária de electricidade.
O total de produção de energia hidráulica, eólica e fotovoltaica excede as necessidades actuais do país.
Os portugueses deviam pagar metade das tarifas em vigor e os consumidores recusarem-se a contribuir para suportar toda a espécie de desvarios na gestão da EDP - investimentos megalómanos e dívida colossal.
O mercado de electricidade tem de ser efectivamente liberalizado, a concorrência tem de prevalecer, os produtores e os corretores de electricidade tem de vingar e a EDP tem de mudar de vida e abdicar da sua posição monopolista - que façam pela vida ganhem $$$ nas diferentes geografias onde investiram fortemente.

Bons negócios



 

Visitante

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3766
    • Ver Perfil
Re:EDP (EDP) - Tópico principal
« Responder #54 em: 2013-05-07 22:58:19 »
Citar
Portugal é actualmente um país com produção excedêntária de electricidade.

E o problema é que por termos muitas eólicas, os picos acontecem quando ninguém quer a energia e entregamo-la aos espanhóis de graça, como aconteceu na altura da Páscoa do corrente ano.  >:(

hermes

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2836
    • Ver Perfil
Re:EDP (EDP) - Tópico principal
« Responder #55 em: 2013-05-08 09:17:20 »
Citar
Portugal é actualmente um país com produção excedêntária de electricidade.

E o problema é que por termos muitas eólicas, os picos acontecem quando ninguém quer a energia e entregamo-la aos espanhóis de graça, como aconteceu na altura da Páscoa do corrente ano.  >:(

Então digam lá se de Portugal não vão bons ventos. :D
"Everyone knows where we have been. Let's see where we are going." – Another

Luso11

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1300
    • Ver Perfil
Re:EDP (EDP) - Tópico principal
« Responder #56 em: 2013-05-08 10:34:20 »

O clima é estupendo, bons ventos e é tudo tão bem planeado que oferecemos a energia aos "nuestros hermanos" ... gratuita , injectada lá na REN espanhola à borla.
Ainda tem a lata de falar em défice tarifário, quando o que deviam discutir o défice de gestão e responsabilidade e a posição monopolista de que dispõe.

A ERSE e o MIBEL são entidades que funcionam em abstração ...

Bons negócios
 

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re:EDP (EDP) - Tópico principal
« Responder #57 em: 2013-05-13 22:32:22 »
Citar
EDP reforça aposta no mercado livre com novos descontos
13 Maio 2013, 18:38

A eléctrica portuguesa “responde” à oferta da Endesa com uma campanha online pela qual propõe descontos de 10% no gás natural e 5% na electricidade para clientes com tarifa simples.
A EDP acaba de lançar uma nova campanha no mercado liberalizado, pela qual irá oferecer descontos de 10% no gás natural e 5% na electricidade, apenas uma semana depois de a associação Deco ter revelado que a proposta da Endesa no seu leilão permitirá descontos de 5% para a tarifa de energia eléctrica.
 
“A EDP Comercial, empresa do grupo EDP para o mercado liberalizado, lança hoje uma nova campanha que dá mais descontos a quem prefere tratar de tudo online: "Casa total Click", com 10% gás natural + 5% electricidade e o "Casa Click", com 5% na electricidade para quem não tem gás natural”, indica o grupo em comunicado.
 
Os novos produtos estão disponíveis para subscrição exclusiva online, até 30 de Junho, implicando a adesão à factura electrónica, com periodicidade bimestral, e ao pagamento por débito directo.
 
Esta nova campanha da EDP garante os preços até 30 de Junho de 2014, ficando as tarifas isentas das revisões trimestrais das tarifas transitórias praticadas pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
 
Estas condições, exceptuando as de facturação e pagamento, são idênticas às apresentadas pela Endesa no leilão da Deco. Contudo, enquanto a eléctrica espanhola oferece um desconto de 5% face às tarifas transitórias actuais que se aplica apenas ao termo de energia da factura, a campanha da EDP oferece um desconto de 5% sobre toda a factura de electricidade, quer no termo de energia, quer no encargo de potência.
 
A campanha da EDP, todavia, está limitada à tarifa simples de electricidade, enquanto a oferta da Endesa no leilão da Deco (que reuniu quase 600 mil inscritos) também abrange consumidores com tarifas bi-horárias (embora neste caso o desconto da Endesa se limite a 1,2%).
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/edp_reforca_aposta_no_mercado_livre_com_novos_descontos.html


Inc, acho que já demos cabo do tópico (relacionado com bolsa) da EDP desde meio da primeira página. A discussão que aqui está sobre o leilão provavelmente tinha ficado melhor no tópico que o Jeab abriu sobre o tema. Vamos postando por aqui ?

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:EDP (EDP) - Tópico principal
« Responder #58 em: 2013-05-13 22:54:24 »
É onde acharem melhor. Pelos vistos o leilão sempre deu origem a um pouco de concorrência.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

MordomoDoBuffett

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 65
    • Ver Perfil
Re:EDP (EDP) - Tópico principal
« Responder #59 em: 2014-03-20 00:01:07 »
Este tópico tem tado parado.....alguém ?????
algum colega fórum pode comentar opinar e já agora por gráfico??
P.S. tou dentro entrada 2.6 stop 3.1
cumprimentos
bons negócios